domingo, 24 de outubro de 2010

Dicas de nutrição que podem ajudar você a atingir ou manter o peso ideal

O verão está chegando e as academias e consultórios de nutricionistas e endocrinologistas são muito requisitados nesta época do ano, como se comer direito e fazer exercícios regularmente fosse uma ação necessária somente nos meses que antecedem a nova estação e não algo que deveria ser incorporado ao estilo de vida, na forma de um hábito saudável.

Se você está parecendo uma pintura do Rubens ou do Botero e está extremamente incomodada com isso, talvez seja o seu momento de mudar hábitos. Se submeter a um programa alimentar muito restritivo e um treino físico que agrida seu corpo vai deixá-la de mau humor e com a sensação de que foi presa e proibida de viver. 





Muitas vezes é melhor fazer algo a longo prazo para obter resultados duradouros, do que se infligir um prazo acima das possibilidades humanos para a transformação. 

Não que mudar hábitos seja fácil, se fosse o mundo seria "magro" (tenho a impressão de que o mundo está  gordo, você não?) e eu não estaria no mesmo titanic que você, tentando adquirir hábitos mais salutares e tentando controlar meus instintos animais de sobrevivência (meu corpo acha que vai ter guerra e que precisa estocar!), que acabam refletindo nas minhas formas físicas.

Ademais, nossa sociedade vive um frenesi em relação a imagem. Somos bombardeados como nunca, seja por meio da internet, do telefone, do cinema, das propagandas, revistas, tv, etc., de informações contidas em imagens. O mundo passou a se comunicar visualmente. Nossa busca pela perfeição física tornou-se neurótica e o que mais vemos é uma insatisfação obsessiva com o "parecer" e um descaso muito grande com o burilamento do "ser".

Portanto, quero compartilhar ideias que possam contribuir para você ter mais saúde, mas disposição física e mental, uma vida mais longe e uma velhice com qualidade. Esqueça a estética, ela é resultado do seu trabalho de amar-se e fazer o bem para si mesma. Lembre-se: você é o que você come!

Mãos-a-obra! Veja na foto abaixo tudo aquilo que você pode escolher comer e com isso fazer bem a máquina perfeita que é seu corpo:


Não aguenta viver sem doces? Quem disse que não pode comer doces? Pode sim, é gostoso e pode fazer bem a saúde, desde que você saiba qual doce comer!!!
Chocolate meio-amargo faz muito bem! Estudos têm demonstrado que comer um pequeno pedaço deste doce todos os dias reduz o risco de doenças cardíacas e tumores, pois ele possui propriedades antioxidantes. Mas cuidado, é preciso que seja "meio-amargo". O leite presente nas outras versões atrapalha a absorção de diversos nutrientes.

Não gosta de chocolate meio amargo? Que tal tentar a versão com gostinho de laranja?

Ou quem sabe chocolate meio amargo com amêndoas? Você sabia que castanhas, nozes e amêndoas são ricas em proteínas, fibras, cálcio, ferro e gordura do bem, que protege o coração e ajuda e emagrecer, porque mantém o nível de açúcar no sangue estável a ativa o metabolismo da queima das gordurinhas indesejadas?


Você pode começar seu dia comendo doce!!! Veja a combinação desta torrada rica em fibras e desta geléia que não leva açúcar. Todas as geléias desta marca são produzidas sem qualquer adição de glicose e ainda têm o melhor sabor que já provei.
 

Seus legumes e verduras estragam porque você mora sozinho e não dá tempo de comer tudo? Que tal essas versões? O sabor é ótimo e você pode se organizar melhor para consumir tudo!

 


Está sem tempo para cozinhar ou odeia isso? Não peça pizza nem passe no drive thru do Mac Donalds! Compre comida congelada, feita sem gordura e com porções embaladas individualmente para que você não exagere (www.prontolight.com.br) ou aproveite para provar a linha de feijões prontos da Camil acompanhados com arroz integral. O feijão basta  esquentar e o arroz é só jogar o saquinho na panela e em 20 minutos está pronto!

Não esqueça dos lanchinhos saudáveis entre as refeições!!! Isso garante que sua taxa glicêmica não caia drasticamente e você sinta aquela rombo no estômago e uma vontade de comer até o pé da mesa!

 Você precisa beber líquidos!!! Dois litros por dia, principalmente em forma de água. Que tal abolir os refrigerantes? Você sabia que ao beber algo que tenha cafeína ou tubaína antes, durante e logo após a refeição prejudica a absorção dos nutrientes? Que tal deixar aquele cafezinho ou o chá mate para o meio da tarde?
Quem tem gastrite, azia, má digestão, problemas de funcionamento do intestino, flatulência, etc. pode ser alguém com intolerância à lactose. A maioria dos adultos não digere direito leite e seus derivados, mas nunca percebeu isso. 
Já provou leite com baixo teor de lactose ou mesmo iogurtes com lactose pré-digerida (activia)? Faça o teste! Se sua sensação de desconforto gastro-intestinal sumir, pode ter certeza, você tem intolerância à lactose e deve evitá-la!

E depois de fazer tudo isso confira os resultados. Você vai notar que emagreceu, que está menos cansada, ansiosa, com a pele mais bonita e com muito mais energia para curtir a vida!





5 comentários:

  1. Acho que tenho intolerância à lactose. Vou conferir. Seu blog ensina e ao mesmo tempo é gostoso de ler. Parabéns e bjs

    ResponderExcluir
  2. Mais um para compartilhar das suas ótimas ideias. Afetuoso abraço da Egrégora: Carrancas Literárias

    ResponderExcluir
  3. Sobre o chocolate, eu não indicaria o hershey, pois é todo hidrogenado, nem o casino, que é marca genérica do supermercado tentando se passar por suíço.

    Já que é para gastar, experimente logo o melhor das prateleiras, que no pao-de-acucar é o lindt, inclusive tem sabor laranja. Abandone o hershey, a menos que vc queira incorporar ao seu corpo aquela espécie de gordura #indeletável# que não sai nem com lipoescovação;

    Abração e parabéns pelo site vc.

    *** el borracho ***

    ResponderExcluir
  4. El Borracho, obrigada pela dica! O Lindt é maravilhoso e não é tão mais caro que os outros, vou repensar isso!

    ResponderExcluir