quarta-feira, 4 de agosto de 2010

QUEM DISSE QUE SÃO OS OLHOS OS ESPELHOS DA ALMA?

Hoje conversei com um grande amigo pelo MSN, ele no Rio de Janeiro, eu aqui em São Paulo.

Groselha vai, groselha vem, comentei que tinha me ocorrido uma ideia brilhante de tema para escrever um livro. E que esta obra viraria um best seller, rendendo tanto dinheiro em direitos autorais, que eu nunca mais precisaria trabalhar. Ainda complementei o pensamento em clima de "sonho",  comentando a história de vida do Stephen King. Antes de escrever "Carrie, a Estranha", seu primeiro livro, ele vivia de forma bem humilde em um trailer e, por não acreditar que esse livro daria certo, quase cometeu um crime literário ao jogar o rascunho do primeiro capítulo  no lixo, o que foi impedido a tempo, por sua esposa que resgatou os manuscritos antes que tudo virasse um grande nada.

Meu amigo, muito curioso, insistiu em saber do que se tratava essa minha "ideia". Eu, por outro lado, teimei em dizer que não podia contar, afinal, imagina se ele se apoderasse disso e se tornasse o autor desta grande obra que estava na minha imaginação!? Ele riu, daquela forma que só as pessoas que usam o MSN conseguem comunicar que riram e eu, pra tornar a coisa toda mais engraçada e instigante ainda disse: OK, vou te contar, porque sei que você teria preguiça de escrever esse livro!!!

Então, comentei que precisaria desenvolver todo o enredo, mas que em resumo a história era sobre um personagem que se sentia angustiado, triste e sozinho, sem rumo na vida e que, por acaso, encontrava uma máquina de programar o destino. Essa máquina era incapaz de voltar no tempo para consertar o que já havia acontecido, mas que poderia mudar o futuro. Ainda referi que não sabia se daria um tom infanto-juvenil ou se daria um ar de auto-ajuda.

Neste momento meu amigo interferiu e comentou: sei, rsrs, ele parece bem brasileiro, tá na roça e, deixa eu adivinhar, no final ele vai se ferrar, né? Vai descobrir que não adianta nada controlar o destino!!!

Comentei que se fosse de auto-ajuda sim, mas se fosse infanto-juvenil eu poderia inserir monstros, fadas e coisas sobrenaturais na história, além de poder dar um fim inusitado ao livro.

Aí meu amigo disse: isso aí tá parecendo "De Volta para o Futuro". O enredo lembra também "Minority Report" ou mesmo os "Doze Macacos", lembra desses filmes?


Demos muita risada, rs!!! Eu assisti "De volta para o Futuro" com minhas amigas faz duas semanas, em uma festinha "Anos 80" que fizemos na casa de uma delas. (A foto abaixo é de nossos "topetes"). Ficou bem claro pra mim que a ideia não é nada original...na verdade não é uma ideia para um "best-seller" como eu pensava.

Voltamos às groselhas....e discutimos que no fundo tudo é cópia de tudo. Disse a ele que pra mim, por exemplo, Matrix é uma "releitura cult" do mito da caverna do Platão (isso não deve nem ser ideia minha, devo ter lido em algum lugar)...depois pensamos em conjunto sobre um possível programa no estilo "Reality Show" pra ele criar....groselha vai...groselha vem..... e ficou pra mim a grande mensagem de todas....nada como amigos...os grandes espelhos da nossa alma.

Sem sombra de dúvida, a próxima grande ideia para escrever um "best-seller" que eu tiver, passará pelo crivo do meu amigo e de tantos outros, antes mesmo de ir para o papel.

"Carrie, a Estranha" não existiria, se a esposa de Stephen King não tivesse chafurdado no lixo naquele dia.

QUEM DISSE QUE SÃO OS OLHOS OS ESPELHOS DA ALMA?

2 comentários:

  1. Carol, se não for o livro da máquina de programar o destino, escreva outro! Seus textos são excelentes. Fiquei até emocionadinha com o final desse post. Você deve ao mundo um livro. Estamos esperando! bjs

    ResponderExcluir
  2. Gabi!!! Quem ficou emocionada com seu post fui eu! Acho que nós duas estamos devendo livros ao mundo, ehehe!! Daqui um pouco "brota" uma idéia...rs...bjs

    ResponderExcluir