sábado, 24 de julho de 2010

Sou uma sacola com problemas psicológicos!!!!

Toda vez que entro no Pão de Açúcar e vejo a cena da foto respondo mentalmente para a sacola: " Não, você não é uma sacola verde, você é bege e um dia ficará branca de tanto ser lavada. Reze para ser comprada e usada, porque a maioria das pessoas não tem consciência ecológica e pode ser que você passe a sua vida inteira pendurada aí, vendo o ir e vir das pessoas. Ou procure um psicólogo para te ajudar a descobrir quem você é, mas definitivamente e sem sombra de dúvida, você não é verde. Desculpa ser eu a ter que dizer isso pra você."




E por causa desta atitude correta do Grupo Pão de Açúcar frente ao que fazemos contra nosso planeta em termos de conservação e utilização dos recursos naturais, minha cabeça virou um liquidificador de ideias. Veja só o que uma sacola em crise de identidade pode fazer com um cérebro hiperativo!




Ocorreu-me que sempre que falamos em ecologia, ecossistema, sustentabilidade, Direito Ambiental, conservação dos recursos utilizamos a cor verde como referência. Não consigo entender por quê!!!



















Nosso planeta é azul, isso já foi provado pelas imagens de satélite feitas do espaço. A superfície da terra é recoberta de 75% de massas líquidas, ou seja, água! Leitores, que cor é a água pra vocês (daltônicos não respondam, nem você sacola!!!)? Pra mim a água é azul, assim como o céu. Conforme a profundidade da água ou as mudanças climáticas do tempo em relação ao céu, mudam os tons e nuances, mas sempre será azul combinado com alguma outra cor, que dá vida aquela imensidão de paz e de beleza divina. Sei que físicos e químicos talvez contestarão essa reflexão, mas estou falando da experiência empírica e não de pesquisa científica.


Por outro lado, a sacola em seu grito público de "eu sou uma sacola verde", fez-me girar o foco para outro lugar, aquele solitário e escondido, onde ficam as pessoas que não se conhecem. Que precisam ser verdes, que acham que são verdes, que acreditam que ser verdes é a única e melhor alternativa a seguir. E esquecem da beleza que é ser bege. Uma cor que aceita a interação com todas as outras. Que reflete muito mais a luz do sol, que alimenta a imensidão da vida neste lugar, muito mais do que o verde.

Quantas pessoas você conhece que afirmam ser verdes e você tem a nítida sensação de que está vendo outra cor e se pergunta: mas porque este cidadão insiste com verde se está claro para todo mundo que é bege!!! E porque tanto repúdio ao bege... medo de descobrir um mundo de infinitas possibilidades não exploradas? Afinal, o bege é diferente do verde e terá experiências diferentes dele. E tem mais!!! Bege, para a opinião pública é insono, verde é ecologia, em que pese nosso mundo natural ser azul e ninguém nem se lembrar dessa cor nessa hora.

Quem tem natureza bege e continua sendo verde para agradar aos outros contribui para o daltonismo emocional que virou doença contagiosa num mundo que acredita cada vez mais na razão pura. Quem é bege e quer ser verde está condenado, talvez, a ficar pendurado em algum supermercado da vida, assistindo ao ir e vir das pessoas, porque quem não sabe o que é, não sabe onde está, então qualquer lugar serve.

E aí, depois de pintar um quadro em bege, azul e verde no pensamento, volto para o mundo real e preciso admitir caro leitor, nunca comprei essa sacola problemática.

Não porque eu não preserve o meio ambiente ou não adote de coração a ideia de proteção ecológica. Tenho três sacolas retornáveis que me acompanham ao supermercado. Uma é bege (risos), com logotipo e dizeres do Projeto Tamar, de proteção às tartarugas da Praia do Forte-BA, comprada para este destino, a outra é vermelha, presente da Citroen na revisão do meu carro, e a terceira é bege também (risos), com o logo da HBO, também presente.



O fato de eu não comprar a sacola  "verde" é que sempre me pergunto: se ela é vendida no Pão de Açúcar, é exposta na entrada do supermercado, como que eu provo no caixa que a sacola que está comigo é minha, já paga em ocasião anterior, e não uma daquelas que até minutos atrás estava ali, gritando ao mundo que é "verde", já que todas são iguais?


Entre a vergonha e o constrangimento de acharem que furtei uma sacola retornável e levar uma sacola ecológica que jamais poderia ter sido adquirida naquele supermercado, eu levo a minha. O importante é dizer chega aquele monte de sacolinhas plásticas que vão acabar um dia boiando no Rio Tietê...ou nas ruas de São Paulo...quando chover demais...



Aí pensei, será que mais alguém deixou de comprar essa sacola pelo mesmo motivo? Ou foi porque ela se acha "verde"?

2 comentários:

  1. Ufa! Que turbilhão, você! Eu acho que sou bege, combino com tudo... rsrsrs Bjs

    ResponderExcluir
  2. A frase nessa sacola bege sempre me incomodou também, Carol! Tem uma outra sacola retornável que eu vi no supermercado Zafari que tem uma frase que também me incomoda: "Essa sacola guarda as minhas escolhas". Fala sério! É possível simplificar as escolhas de alguém pelo fato de ela estar, ou não usando uma sacola retornável? Eu uso porque realmente fiquei preocupada com o efeito das sacolinhas de plástico depois que a minha sobrinha nasceu. Por ela, e pela possibilidade de o futura dela ser ecologicamente muito mais pobre que o nosso presente, eu uso as sacolas que ganhei de brinde na Camicado. Mas não posso ser resumida por essa escolha.
    Beijos!

    ResponderExcluir