domingo, 11 de julho de 2010

Feira de Arte da Praça Benedito Calixto - cada visita, uma novidade


Eis um lugar que sempre surpreende! A gente pode voltar a esta feira de artes mais de vinte vezes que sempre terá algo que irá chamar atenção, tendo passado desapercebido nas outras visitas.
Resolvi comer alguma coisa, enquanto circulava pelas barracas que expunham antiguidades e artesanato em geral. Fui até o setor da feira que vende quitutes. Lá dei de cara com um doce chamado "Espera Marido", o único dentre os existentes que eu não conhecia. Indaguei à vendedora, do que se tratava e ela me respondeu: esse doce, moça, é que nem doce-de-leite, só que a gente usa limão pra cortar o leite e deixar ele assim". Qual não foi a minha surpresa ao perceber que o tal de "Espera Marido" nada mais era do que a famosa "Ambrosia", que se fazia lá em casa...

Acabei pedindo "Baba de Moça", mas confesso que estou pensando seriamente em voltar à praça no sábado que vem só pra comer o "Espera Marido".

Para quem não puder ir até lá provar o doce ou mesmo para aqueles/aquelas que adoram cozinhar, segue a receita:


ESPERA MARIDO

Ingredientes:

- 1 litro de leite azedo
- 500 g de açúcar
- 6 ovos
- cravos da índia
- canelas em pau

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes numa panela funda e mexa de vez em quando até chegar ao ponto desejado (formar bolinhas e ficar escura).

DICAS:
Para fazer o leite azedar, basta colocar suco de limão.
Quanto mais gordo e natural for o leite, mas gostoso fica o doce. Portanto, use leite integral e fresco (não longa vida).
Quanto mais ferver, mais escuro irá ficar o doce.
Melhor bater tudo no liquidificador, para ficar homogêneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário