domingo, 11 de julho de 2010

AWAKE - A VIDA POR UM FIO

HISTÓRIA: Clayton Beresford (Hayden Christensen) é um rapaz arquimilionário e doido de amor por sua namorada Sam Loockwood (Jessica Alba), que, além meio cinderela, é secretária da mãe dele, a socialite Lilith Beresford (Lena Olin). Como a vida não é perfeita, ele tem dois problemões: precisa de um transplante de coração e também precisa enfrentar a ira da sua matriarca, contando a ela, que pretende se casar com a secretária. Bem, depois de muito ser pressionado (pela namorada, pelo médico dele, Jack Harper (Terrence Howard), pelo coração fraco, etc), ele resolve sacar o sabre e enfrentar o dragão-mãe...então casa com Sam na calada da noite e horas depois, pasmén é avisado, diga-se de passagem, pelo mesmo médico que convenceu o padre a celebrar a união aquela hora, de que arrumaram, finalmente, um coração novo pra ele. As pressas vai ao hospital para ser transplantado e aí é que o filme realmente começa. Clayton recebe a injeção de anestesia, mas acaba sendo vítima de um caso bem raro na medicina, que só acontece em 0,01% dos casos, chamado de “anesthesia awareness”, isto é, ele fica completamente paralisado, mas pode sentir tudo e ouvir tudo o que acontece no centro cirúrgico. Como se não bastasse isso para apavorar a mente do rapaz e de quem assiste, ele descobre que foi vítima de uma quadrilha de médicos psicopatas que pretendem matá-lo durante o procedimento cirúrgico e que sua amada Sam, faz parte de tudo isso. Bom, como o filme tá ficando interessantíssimos nesta parte....agora não vou contar o resto, porque já falei quase tudo.

MORAL DA HISTÓRIA: Pode parecer num primeiro momento que a moral da história é: obedeça a sua mãe!!!! Mãe sempre sabe das coisas!!! Mãe sente que tem alguma coisa errada! Mas, na minha opinião, a moral da história é bem outra....eu resumiria em: mesmo que sua mãe seja contra, faça sim, porque a vida é sua, você só tem uma, e ela não pode viver as suas experiências (leitores: isso só vale para maiores de 18 anos, tá?), masssssssss....se você for uma pessoa como Clayton Beresford, com um coração enorme (tava até falhando!!!), com sentimentos bons e com muito para dar para os outros (não só dinheiro, mas carinho, compreensão, amizade, etc), embora sempre tenha recebido muito pouco (você sempre dá mais do que recebe), ligue o alerta vermelho. Quando estamos carentes e temos um coração muito bom, tendemos a não perceber as pessoas oportunistas e sem caráter que se aproximam da gente.

MELHOR FRASE DO FILME: “Sam, eu desejo que você tenha o que você merece”, dita pelo espírito/mente de Clayton durante a anestesia....Eis a lei do retorno.....ação e reação...ela teve o que mereceu no filme!!!

VERACIDADE DE ALGUM FATO: A questão médica levantada no filme, de permanecer consciente e paralisado durante uma anestesia geral é realmente verdadeira, mas é uma condição raríssima. Inclusive, na 6ª temporada de Grey´s Anatomy, no Episódio número 13 - “State of Love and Trust”, acontece algo similar. A Associação Americana de Anestesiologia ficou bastante irritada com a forma que a questão foi abordada na televisão, tendo até endereçado carta aos produtores do seriado.

Quem quiser assistir na TV, AWAKE estará passando ainda, nos seguintes canais e horários:

TELECINE PIPOCA E TELECINE PIPOCA HD – 16/07/2010 – 23H40MIN e 19/07/2010 - 7H10MIN
SPACE E SPACE HD – 16/07/2010 – 12H30MIN e  17/07/2010 – 00H00MIN


Para saber mais sobre paralisia durante a anestesia geral visite os seguintes sites:

http://www.anestesiologia.com.br/seguranca.php
http://www.asahq.org/news/GreysAnatomyLetterUpdated121009FINAL.pdf
http://www.asahq.org/news/WebpostingoffollowupletterFINAL2810.pdf
http://www.lifelinetomodernmedicine.com/ArticlePage.aspx?ID=7a523389-67df-42ec-9e40-866f40261afa&LandingID=fc6eb1da-98e4-43c7-bb9f-09c17e2a005d

3 comentários:

  1. Esta faltando uma matéria do Dr.HOUSE!!!!Isso sim que é homem. Se um dia eu for casar, que seja com ele!

    ResponderExcluir
  2. Ok, obrigada pela dica!!! Vou pensar em algo pra escrever sobre o Dr. House!!

    ResponderExcluir