quinta-feira, 15 de julho de 2010

PEDALINAS, MINHAS HEROÍNAS!

Ouvi hoje na rádio CBN, enquanto navegava meu pequeno bote pelas ruas alagadas de São Paulo, o Gilberto Dimenstein, falando sobre as Pedalinas.

Dizia ele que um grupo de mulheres, fãs da prática do ciclismo e moradoras desta capital, preocupadas com os obstáculos e perigos do uso da bicicleta, tanto como meio de transporte quanto por esporte, tiveram uma idéia brilhante: reuniram-se em assembléia e após deliberações fundaram um grupo chamado “Pedalinas”!!!

Fiquei muito curiosa e resolvi pesquisar o blog do grupo na internet e acabei me deparando com matéria sobre elas na Folha de São Paulo do dia de hoje.

As Pedalinas, utilizando-se de uma receita antiga, mas muito eficaz, que é a força que vem das relações humanas, construíram um Clubinho da Luluzinha que é um exemplo de cidadania e sustentabilidade para esta cidade.

Elas vão a qualquer lugar da Paulicéia Desvairada, pedalando. E vamos combinar! Não deve ser nada fácil vencer o trânsito de São Paulo com uma bicicleta!!! Com o carro, a gente quase se transforma no Michael Douglas em “Um dia de Fúria”!

Diferentemente das outras metrópoles do mundo, a cidade não tem estrutura, sinalização ou mesmo apoio das autoridades de segurança pública, para garantir o livre trânsito e a integridade física dos ciclistas. Pudera, há tantas coisas pra se fazer por esta cidade, ainda no plano básico, que pensar em ciclismo é luxo.


















Recentemente passamos a ter uma das pistas da Av. República do Líbano e parte da Av. Hélio Pelegrino interditadas aos domingos para a prática do ciclismo, o que já foi algo considerável e digno de nota.

São Paulo, como cidade, e seus habitantes, enquanto seres humanos saudáveis, só teriam a ganhar, caso houvesse políticas públicas nesse sentido. Estaríamos caminhando, com certeza, em direção a um aprimoramento mais sustentável.

Enquanto penso nisso, olho, aqui do 14º andar do prédio onde trabalho, a chuva caindo fininha lá embaixo, na Berrini....a rua mais "zicada" em termos de trânsito de Sampa, e estou pensando com os meus botões: “Hum....Se eu fosse uma Pedalina não pegaria trânsito pra chegar em casa...e hoje vai estar hors concours....por causa da chuva....Pedalinas andam de bicicleta na chuva? Se houvesse uma forma mais segura de andar de bicicleta...hum...quem sabe eu não viria trabalhar assim? Hum....logo, seria um carro há menos poluindo, um carro a menos "zicando" a Berrini, uma futura hipertensa a menos no mundo.....uma sedentária a menos.......rsrs...acho melhor eu trabalhar e parar de divagar....”















PEDALINAS! PARABÉNS PELA CORAGEM E PELA INICIATIVA! VOCÊS GANHARAM, NO MÍNIMO UMA FÃ!



Matéria na Folha:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/767246-clube-da-luluzinha-vai-de-bicicleta-ate-para-balada.shtml

Site das Pedalinas:

http://pedalinas.wordpress.com/about/





4 comentários:

  1. Olá Carol!
    Faço parte das Pedalinas e não podia deixar de te responder. Primeiramente obrigada pelos elogios, ficamos contentes com eles, mas principalmente, estamos muito felizes em perceber que conseguimos despertar em mais pessoas esse interesse por pedalar, essa percepção da bicicleta como uma alternativa de transporte.

    Gostaríamos muito de recebê-la em nossos encontros (Sempre no 1º sábado do mês, às 14:30h na Praça do Ciclista), para conversarmos e mostrarmos que pedalar por São Paulo é perfeitamente viável!

    Lembrando que sempre recebemos nos encontros mulheres que já pedalam e mulheres que tem interesse em pedalar, mas que ainda não experimentaram, portanto, você não precisa ir de bicicleta, ou ter uma;)

    Fique de olho também no blog pois logo divulgaremos mais eventos que as Pedalinas participarão em outras datas!

    É isso, esperamos você por lá!

    Camila

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que texto lindo, incentivador e bem montado e ilustrado, que cuidado hem! Melhor, retrata o que senti quando ouvi a CBN hj de manhã.
    eu tb fiquei fã de vcs!
    um grande abraço, parabéns e saúde para todas!!
    Tassinha Moraes

    ResponderExcluir
  3. lindo o que vc escreveu..
    e mesmo que nao pedale diariamente voce tb é uma pedalina!!!!!! captou o espirito e daqui a pouco estará sobre duas rodas enfrentando o transito de sp....
    está convidada pro nosso proximo batepapo
    qq coisa meu email: pedalinee@gmail.com
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Camila, Tassinha e Aline!

    Muito obrigada pelos comentários positivos e certamente aparecerei em breve em um dos encontros de vocês.
    Com certeza vou acompanhar o blog!
    Abraços,

    Carol

    ResponderExcluir