segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

1ª Resenha - Desafio Literário 24/12 -Os Pequenos Homens Livres (Terry Pratchett)


INFORMAÇÕES GERAIS:

Título: Os Pequenos Homens Livres
Autor: Pratchett, Terry
Editora: Conrad
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil
Acabamento : Brochura
Edição : 2010
Idioma : Português
País de Origem : Brasil
Número de Paginas : 262



CONTRACAPA: 

A Rainha do Reino das Fadas sequestrou o irritante irmãozinho de Tiffany Dolorida, que jamais deixaria isso barato. Com muita coragem, uma frigideira e a companhia de um sapo falante emprestado pela senhorita Carrapato, ela parte determinada a recuperar seu irmão. Sua jornada até o Reino das Fadas, no entanto, assume proporções muito maiores quando Tiffany descobre que a colisão entre a realidade e o mundo dos sonhos - e pesadelos - é iminente, e ela é a única que pode impedir o desastre.

Em seu auxílio virão os Nac Mac Feegle, os Pequenos Homens Livres, baixinhos, azuis, tatuados e beberrões, eles lutarão ao lado de Tiffany no perigoso caminho até a Rainha e a ajudarão a descobrir o que é se tornar uma bruxa de verdade.

COMENTÁRIOS E RESENHA

Comprei este livro na Fantasticon de 2010 e nunca pensei que seu autor, Terry Pratchett, era tão famoso,pois eu nunca tinha ouvido falar dele, tampouco da série Discworld. Gostei do que dizia na contracapa e por isso resolvi "provar".

Terry é um dos autores vivos mais lidos na Inglaterra e é campeão absoluto de vendas, tendo permanecido quase uma década na lista dos dez livros mais vendidos (publicação do Sunday Time). Sem falar que ele é estiloso, rs.
Terry Pratchett


Este livro, Os Pequenos Homens Livres, faz parte do Discworld, um mundo mágico criado pelo autor e local onde se passam seus romances. O Discworld é um mundo plano, em formato de disco, sustentado por quatro elefantes  que se apóiam no casco de uma tartaruga que nada pelo universo.
Série DiscWorld

Apesar da história se passar no Discworld, este livro não pertence a série regular, é voltado para um público mais jovem e pode ser lido isoladamente, sem necessidade de qualquer conhecimento sobre os outros, inclusive, só sei disso porque pesquisei na Web, a única referência na obra é a frase "uma história do Discworld".

A leitura flui muito bem, rende umas boas risadas, pois o autor faz diversos trocadilhos com as palavras, o que imagino que tenha sido um desafio ao tradutor.

Há suspense do início ao fim, o que prende a atenção, e para quem gosta de "análises de escritor", a jornada do herói está presente, com todos os seus elementos.

Além disso, o escritor, utilizando-se de diversas metáforas e situações fantásticas, deixa nas entrelinhas um conjunto de valores morais muito importantes para o seu público infantojuvenil. 

Achei hilário, criativo, mas bobinho. Sou fã de livros para crianças e adolescentes, mas não me senti tentada a ler os demais livros do Discworld. Talvez porque Terry Pratchett é conhecido por satirizar autores como J.R. Tolkien e C. S. Lewis e, como os amo, tomei as dores, rsrsrs.





Um comentário:

  1. Ahhh adorei a resenha.. vou abrir um espaço para unir todas as resenhas do desafio... bjuss :)

    ResponderExcluir