segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

2ª Resenha - Desafio Literário 24/12 - O Hobbit (J. R. R. Tolkien)

INFORMAÇÕES GERAIS:

Título: O Hobbit
Autor: Tolkien, J. R. R
Editora: Wmf Martins Fontes
Categoria: Difícil Classificar
Acabamento: Brochura
Edição: 2009
Idioma: Português
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 295





CONTRACAPA:

Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e habilidade como ladrão!

COMENTÁRIOS E RESENHA:

O que dizer deste livro... Bárbaro! Fantástico! Incrível! Para quem é fã da Trilogia Senhor dos Anéis, O Hobbit é leitura obrigatória.

Tolkien escreveu este livro em 1937 para seus filhos, ou seja, trata-se de uma aventura infantojuvenil, apesar de muitas editoras hoje em dia catalogarem como ficção científica ou romance. 

Quando o escritor criou esta obra, nunca imaginou que ela seria apreciada pelo público adulto, tampouco que faria o sucesso que fez, dando energia e motivação a Tolkien, para conceber sua obra prima posterior, o Senhor dos Anéis.

Em O Hobbit, somos apresentados à Terra Média, suas criaturas espantosas como os Trolls, os Orcs e o dragão Smaug, que guarda o tesouro dos anões. Além disso, temos contato com os Elfos, esses seres mágicos inigualáveis e os travessos e desastrados anões, sem contar a participação do mago Gandalf, o velhinho simpático e enigmático tão bem representado no cinema pelo ator Sir Ian McKellen.

Mas a figura mais fofa e simpática da história não poderia ser outra que não Bilbo Bolseiro, o hobbit correto, de coração enorme, pacífico e muito corajoso.

Para mim, o ponto máximo de prazer literário foi quando Bilbo encontra Gollum (Smeagol) no interior das Montanhas Sombrias e lá, por meio de um jogo de adivinhação, obtém para si o "My Precious"!!! 

Lindo demais! Adorei esta leitura!
E com essa resenha, cumpri o desafio literário para janeiro!

5 comentários:

  1. Tu ficaste linda com o cabelo curto, e o novo visual do teu blog está bárbaro, muito criativo e original. Li a resenha sobre o livro Hobbit e fiquei louca para ler o livro. Tu escreves com uma perspicácia e sutileza os fatos que fomenta no leitor o desejo de descobrir mais detalhes sobre o assunto . Parabéns pela iniciativa do blog, vá em frente, leia muito, escreva muito pois "TENS O DOM", aproveite isso. Tenho muito orgulho de ti, TE AMO, Bjs.
    É a MAMÃE

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que emoção! Minha mãe comentou meu blog!!! Obrigada, Véia!!! Bjão

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Marilene. Escrever uma resenha não é fácil, pois deve-se fazer justamente isso, despertar o desejo de ler a obra, mas sem escancarar demasiado o conteúdo. Também tenho muito orgulho de ti. Bjs e parabéns...

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!!!!
    Adorei te conhecer, achei voce super animada, extrovertida ahaha adorei!!!
    Não consegui entrar no desafio Literário eu fui lá e tava escrito que as inscriços estavam encerradas ou algo do tipo..nao lembro muito bem como estava escrito ahahahaha

    Quanto ao livro ai, eu nao consegui ler Senhor dos Aneis, eu me perco no meio das Batalhas ai eu canso e nao volto a ler ..ahahahaha Esse livro também tem muitas batalhas??

    Depois passa lá no meu blog q eu postei sobre o nosso encontro ontem...

    Bjinhos
    Ana Miriã - http://miheoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir