domingo, 9 de janeiro de 2011

Você tem coragem de dizer que não conhece Aluísio de Azevedo??? Fundador da Cadeira 4 da ABL

Aluíso Tancredo Gonçalves de Azevedo, nascido em São Luís-MA-Brasil (1857) e falecido em Buenos Aires-Argentina (1913) foi um dos mais importantes escritores brasileiros, pois foi o criador do naturalismo literário neste país.

Aluísio foi um crítico mordaz da sociedade brasileira e de suas instituições hipócritas, provavelmente como fruto de experiências pessoais bastante intensas, o que acabou por delinear toda a sua produção escrita.

 Seus pais não foram casados, mas viviam juntos, o que para a época foi escandaloso.

Sua mãe, Emília Amália Pinto de Magalhães, havia casado, contrariada, com um comerciante português aos 17 anos. Dadas as circunstâncias violentas do relacionamento, Emília, já com uma filha pequena, abandonou o marido e foi viver na companhia de amigos. Há registros que dizem que toda a sociedade de São Luís deixou de falar com ela e houve até quem lhe enviasse doces envenenados.

Passou a viver reclusa, trabalhando com costureira para sustentar a filha e a si mesma, quando conheceu o viúvo David Gonçalves de Azevedo, vice-cônsul de Portugal, com quem passou a viver sem contrair novas núpcias (não existia divórcio nesta época) e desta união resultou  cinco filhos, dois deles ilustres: Aluísio de Azevedo e Artur de Azevedo.

Aluísio foi caixeiro e guarda-livros na adolescência. Após este período, mudou-se para o Rio de Janeiro e estudou Belas Artes. Nesta época sustentava-se fazendo caricaturas para os jornais locais e ensaiava já escrever sobre o que desenhava.

Com a morte do pai em 1878, mudou-se novamente para São Luís-MA para cuidar da família, iniciando então sua carreira de escritor.

Seu primeiro romance publicado foi "Uma Lágrima de Mulher", sem grande repercussão. Dois anos depois, em 1881 lança "O Mulato", livro este que causou escândalo na sociedade maranhense, pois, além da linguagem crua,  tratava de preconceito racial em uma época em que o assunto do momento era a abolição. 

Dado ao grande sucesso da obra, Aluísio voltou para o Rio de Janeiro decidido a ganhar a vida como escritor.

O período de 1882 a 1895 foi caracterizado pela forte produção literária do autor, com produção de obras célebres como "Casa de Pensão" e "O Cortiço", esta último, leitura obrigatória para o vestibular até hoje.

Em 1895 ingressou na carreira diplomática e abandonou a vida de escritor. Casou-se com a argentina Pastora Luquez, com quem adotou dois filhos. Morreu em 1913, em Buenos Aires e lá foi enterrado. Seis anos depois, por iniciativa de Coelho Neto, a urna funerária foi removida e Aluísio foi sepultado em São Luís-MA.

Curiosidades:

-Antes de escrever um romance, Aluísio desenhava e pintava sobre papelão, as personagens principais, mantendo-as em sua mesa de trabalho, como fonte de inspiração.

- O manuscrito original de "O Mulato" é parte do acervo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, e foi doado para esta instituição em 2001, pelo imortal Josué Montello, um dos antigos integrantes da cadeira número 29.


Bibliografia

Obras: Os doidos (1879); Uma lágrima de mulher, (1880); O mulato, romance (1881);Flor-de-lis (1882);Casa de Orates (1882); Mistérios da Tijuca, romance (1882; reeditado: Girândola de amores); Memórias de um condenado (1882; reeditado: A condessa Vésper); Casa de pensão, romance (1884); Filomena Borges, romance (publicado em folhetins na Gazeta de Notícias, 1884); O caboclo (1886); O homem, romance (1887); Fritzmack (1889); A República (1890); O coruja, romance (1890); O cortiço, romance (1890); Um caso de adultério (1891);Em flagrante (1891); Demônios, contos (1895); A mortalha de Alzira, romance (1894); Livro de uma sogra, romance (1895); Pegados (1897);Obras completas (1939-41). Ficção Completa (em 2 volumes) de Aluísio Azevedo. Organização de Orna Messer Levin. Nova Aguilar, 2005.



Um comentário:

  1. Estou aprendendo muito, aliás, aprendendo coisas que tenho obrigação de saber. Teu blog passa a ser um documento de embasamento para minha atual condição. Parabéns! Vou recomendá-lo aos meus confrades. Bjs

    ResponderExcluir