sábado, 5 de fevereiro de 2011

Exercícios Neuróbicos - mantenha seu cérebro saudável

Nosso maravilhoso cérebro, o grande comandante do corpo, também precisa de exercícios para se manter saudável e afastar todas as possíveis doenças degenerativas, entre elas, o Mal de Alzheimer - a mais temida.

Quem tem casos deste Mal na família deveria se preocupar em manter atividades cerebrais saudáveis, capazes de evitar esta doença, que, na minha opinião, é uma das formas mais tristes de deixar este mundo.

Preocupado com isso, o neurocientista americano Larry Katz criou a "Neuróbica", publicando posteriormente o livro intitulado "Mantenha o seu Cérebro Vivo", em que explica toda a teoria.

A Neuróbica tem como princípio a máxima "use seu cérebro ou perca-o", ou seja, quanto mais ativas se tornarem as várias partes do cérebro, mais suas conexões serão fortes. Larry Katz defende que o declínio das funções cerebrais não acontece pela morte de neurônios causada pelo envelhecimento, mas sim pela redução do número de conexões entre estas células nervosas. Desta forma, os exercícios de Neuróbica são capazes de estimular a formação de sinapses, contribuindo para a boa saúde deste órgão.


Isto porque,  nossos comportamentos rotineiros são realizados com o mínimo de energia cerebral, sem a necessidade de formação de novas sinapses. Já tudo aquilo que praticarmos fora do nosso padrão, geram ligações neurais novas e fortes, ativando as funções cerebrais.

Segue alguns exercícios neuróbicos, fáceis de praticar:

- Escovar os dentes com a mão contrária;
- Procurar objetos de olhos fechados;
- Escrever e pintar com a mão contrária;
- Aprender algo novo;
- Ler ao contrário (espelho);
- Visitar um lugar que você não costuma ir;
- Mudar o percurso habital pelos corredores de supermercados.

Além desses exercícios simples, há os de percepção visual, que são os que mais aprecio.
Veja se você consegue!

Você consegue ver 10 rostos nesta árvore?
Há um rosto nesta foto, você consegue ver?
Você consegue ver o bebê?

Você percebeu onde estão as 3 mulheres?
Há um sapo e também um cavalo nesta gravura, você viu?
Encontrou o casal beijoqueiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário