terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Bjørnstjerne Martinus Bjørnson - ele foi o Terceiro Prêmio Nobel da Literatura - 1903

Bjørnstjerne Bjørnson (1832/1910) foi um dos quatro grandes escritores da Noruega e um dos consagrados com o Prêmio Nobel da Literatura, honra conferida a ele em 1903.

A Academia referiu que o motivo da escolha deste escritor foi com a finalidade de criar "a tribute to his noble, magnificent and versatile poetry, which has always been distinguished by both the freshness of its inspiration and the rare purity of its spirit" (um tributo à sua poesia nobre, magnífica e versátil, que sempre se distinguiu pela frescura de sua inspiração como pela rara pureza de seu espírito).

Ele dedicou-se a outras searas do conhecimento além da literatura, tendo bastante expressão na política e no teatro. Foi defensor do movimento liberal-nacionalista e o compositor do hino nacional da Noruega (Ja, vi elsker dette Landet ("Sim, amamos este país"), em 1859.

Apesar de ter produzido uma quantidade significativa de obras, apenas dois livros de Bjørnstjerne Bjørnson foram traduzidos para o português: Carícias de uma noiva (1901-Companhia Nacional Editora) e O caminho para a felicidade (1944 - Editora Minerva).

Vale ressaltar que na Wikipedia, há uma nota bastante importante que nos informa a verdadeira dimensão deste escritor, por isso vou transcrever o texto aqui:

"Bjørnson é lembrado sobretudo como uma personagem de grande dimensão e de uma vitalidade irreprimível, um crente não somente na cultura nacional norueguesa, mas também na paz e na justiça internacionais, que fez a sua voz ser ouvida por toda a Europa, a favor das minorias oprimidas, trabalhando ardentemente para a compreensão internacional."

Nenhum comentário:

Postar um comentário