terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Filinto de Almeida - fundador da cadeira 3 da ABL

Filinto de Almeida foi poeta e jornalista, sem jamais ter terminado seus estudos. Apesar de nascido em Portugal, adquiriu a nacionalidade brasileira em 1889, por ocasião da Proclamação da República.

Todos os estrangeiros que viviam no Brasil naquela época, que não manifestassem interesse em manter a nacionalidade original nos seis meses que precederam o 15 de novembro, tornavam-se brasileiros.

 Filinto era casado com a poetisa Júlia Lopes de Almeida e era pai de Margarida Lopes de Almeida, a mulher cujas mãos serviram de modelo ao Cristo Redentor (especulações sem provas).

Margarida Lopes de Almeida







Júlia Lopes de Almeida



O romance de maior repercussão escrito por Filinto chama-se "Casa Verde" e foi publicado na forma de folhetins do Jornal do Commercio, em parceria com sua esposa Júlia.

Bibliografia do escritor:

Um idioma, entreato cômico (1876); Os mosquitos, monólogo em verso (1887); Lírica (1887); O defunto, comédia em 1 ato (1894); O Gran Galeoto, drama em verso, traduzido em colaboração com Valentim Magalhães (1896); O beijo, comédia em 1 ato, em verso (1907); Cantos e cantigas, poesia (1915); Camoniana, sonetos (1945); Colunas da noite, crônicas (1945); Harmonias da noite velha, sonetos (1946); A casa verde, romance em colaboração com Júlia Lopes de Almeida, publicado em folhetins do Jornal do Commercio (18 dez. 1898 / 16 mar. 1899).

Um comentário:

  1. Bom dia,
    Estou passando para conhecer o seu blog.
    Gostei bastante e já estou seguindo, concerteza passarei mais vezes por aqui.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir