terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Como Água para Chocolate – Laura Esquivel


A cozinha, que no inconsciente coletivo significa o local das transformações interiores e do bem-viver, é o pano de fundo deste lindo romance de Laura Esquivel, intitulado “Como Água para Chocolate”, livro este que inspirou posteriormente a produção de um filme homônimo, que atingiu bastante sucesso.

A história se passa no México rural, no início do século XX, em meio à guerra civil, num emaranhado de tradições, costumes e culinária deste país.

Tita, a protagonista da história, é a filha mais nova de Mamãe Helena e já nasce com o destino traçado pela tradição de sua família: não poderá se casar, pois tem como obrigação cuidar de sua mãe na velhice.

Mas, como tudo aquilo que é imposto sem a concordância de quem tem que arcar com o ônus, Tita apaixona-se e seu amor é correspondido, o que lhe rende um pedido de casamento feito por Pedro.

Mamãe Helena não dá o consentimento e oferece a mão da filha mais velha, Rosaura como prêmio de consolação à Pedro. Este, por sua vez, aceita se casar com Rosaura para, pelo menos, viver embaixo do mesmo teto que Tita e, assim, fazer parte da vida de seu grande amor.

O que é o ponto chave nesta obra é que Tita não pode demonstrar seus sentimentos, dada a criação rígida e repressora que teve e o controle desmedido de sua mãe que, mesmo depois de morta, atormenta em espírito a própria filha. Entretanto, como o ser humano, antes de utilizar a razão, sente, Tita utiliza os alimentos como forma de comunicação.

Cenas do Filme
Situações inusitadas e fantásticas ocorrem com aqueles que comem o que ela cozinha. Isso é retratado de uma forma totalmente natural, em uma mistura do mundo real com o onírico, o que caracteriza a obra como parte do realismo mágico.

Só sei de uma coisa, eu queria muiiiiiiiiito comer qualquer um dos pratos que ela prepara ao longo da história. Dá água na boca!

Apesar de cada capítulo iniciar com a receita do que Tita está preparando para expressar os sentimentos daquele momento, os ingredientes estão longe de ser algo que possa ser encontrado facilmente por aí. Tenho até dúvidas se alguns deles existem ainda, mesmo no México.

Ótima leitura. É tão relaxante que indico como livro de cabeceira para as férias.

Um comentário:

  1. É sem dúvida uma boa leitura, é daqueles livros que nos dá bastante prazer a sua leitura.

    ResponderExcluir